até 31 August
Design de Comunicação e Literacia da Água
- Pós–Graduação
-
Créditos
45 ECTS -
Duração
1 ano(s) -
Propina
2500 € anuais -
Financiamento elegível a bolsa
1375 € -
Parceiros
CIMAT - Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega
A Pós-Graduação em Design de Comunicação e Literacia da Água, especialização em Design Circular e Sustentável da Água, é lecionada na ESAD - Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos. As unidades curriculares são complementadas com visitas a empresas, organizações, centros de investigação e laboratórios que estimulam a tua aprendizagem num contexto prático e profissional.
- Plano de Estudos
-
- Unidades Curriculares
-
Design Thinking, Criatividade e Inovação
Créditos
5 ECTS / 40hDocentes
Katja Tschimmel, Joana Alves dos SantosInstituição
ESADO termo Design Thinking (DT) ganhou popularidade na sociedade e nas organizações, contribuindo para a consciencialização de que muitos profissionais podem beneficiar com a forma de pensar e trabalhar dos designers.
O DT é hoje um dos principais tópicos na Gestão, na Inovação, na Engenharia e na Educação. Para uma maior compreensão do método e para incentivar a sua aplicação no universo organizacional, nesta UC serão explorados os conceitos e princípios fundamentais, os processos, as técnicas e ferramentas. Será ainda trabalhado o mindset que caracteriza o DT.
Pretende-se, assim, que a UC de Design Thinking possa contribuir para o desenvolvimento das competências específicas deste método, e cooperar para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo ou intra-empreendedorismo direcionados para a solução de problemas, ou exploração de oportunidades, relacionadas com as temáticas específicas das Pós-Graduações na área de especialização em Design Circular e Sustentável da Água. -
Media e Projetos Visuais para a Sustentabilidade da Água
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Luís Espinheira, Luís Vieira (CIIMAR)Instituição
ESADMedia e Projetos Visuais para a Sustentabilidade da Água é uma UC de índole teórico-prática que propõe o vídeo e a fotografia, como ferramentas de expressão e reflexão na produção de projetos visuais que têm por base a investigação científica. Utilizando a metodologia de projeto, a UC é dinamizada através da criação de um projeto pessoal, desenvolvido segundo a linguagem visual dos media, que problematize questões de urgência ambiental e climática, fundamentado na evidência científica, i.e., conhecimentos, dados, e experiências científicas numa parceria direta com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).
As competências a desenvolver centram-se em: articular um projeto de investigação visual com a investigação científica da sustentabilidade da água; adequar a linguagem dos media e as suas ferramentas aos objetivos do projeto; incentivar o posicionamento crítico/político/ativista/artístico; pensar os dispositivos de apresentação, livro, série, filme, exposição, instalação, de forma a criar um momento de relação com a sociedade cívica para a sensibilização ambiental. Estas competências serão muito úteis em áreas profissionais do vídeo, da fotografia documental ou artística, da arte e do ativismo cívico bem como em todas as outras áreas, que encontrem potencialidades de aplicação entre arte, nas linguagens dos media visuais e a ciência no que toca à sustentabilidade da água.Parceiros
CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental -
Comunicação da biodiversidade dos ecossistemas oceânicos e fluviais
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
José Teixeira (CIIMAR), Marina Dolbeth (CIIMAR)Instituição
ESADA biodiversidade e os ecossistemas aquáticos têm um papel fundamental na regulação da vida no planeta e na humanidade. No entanto, as atividades humanas colocam estes ecossistemas em perigo, comprometendo a sua capacidade de fornecer benefícios e a sua preservação. Torna-se fundamental a comunicação da importância destes ecossistemas, dos seus impactos globais, bem como das soluções necessárias para garantir o seu equilíbrio e exploração sustentada dos recursos. O design de comunicação, a arte e a multimédia assumem um papel fundamental e crescente na comunicação de ciência e passagem de conhecimento para a população, desempenhando um papel catalisador para a adoção de comportamentos mais sustentáveis. Nesta UC pretendemos interligar a ciência com o design e as artes, incentivando o desenvolvimento de ferramentas práticas que resultam da interseção destas linguagens e que visam promover a sustentabilidade e o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho em comunicação de ciência e ambiente.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
No final da Unidade Curricular os formandos serão capazes de:
- Compreender os conceitos básicos e os mais emergentes associados aos ecossistemas aquáticos e sua biodiversidade, principais impactos e soluções para a sustentabilidade;
- Criar diferentes conteúdos visuais e ferramentas de comunicação, numa abordagem iminentemente prática, crítica, criativa e individual, do tema proposto.
- Analisar conteúdos científicos na perspetiva do design e comunicação
- Produzir material visual que evidencie as temáticas científicas abordadas
- Representar os conteúdos científicos em questão, através de diferentes abordagens – infografia, fotografia, tipografia, design gráfico, web e multimédia.
- Apresentar um dossier de projeto (digital) com a narrativa processual e uma análise crítica da abordagem aos conteúdos científicos.Parceiros
CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental -
Curadoria e serviço educativo aplicados aos domínios náutico e subaquático
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
José BartoloInstituição
ESADA UC, de índole teórico-prática, é focada na contextualização das diferentes perspetivas de investigação e curadoria explorando conhecimentos associados aos oceanos, mares e à água.
Na perspetiva de um design para o pluriverso e do design metabólico, atento a multiespécies que constituem os ecossistemas da água e dos oceanos, os estudantes identificam e analisam comunidades de investigação e prática artística e de design de modo a contextualizar a curadoria ligada ao pluriverso marítimo, fluvial e oceânico. Por outro lado, exploraram métodos mistos que informam processos de investigação, arquivo e curadoria. Uma atenção particular é dada às dimensões da literacia da água e dos oceanos e à relevância educacional através (e para além) da curadoria e dos seus media (instalação, exposição, website e catálogo).
A UC contribuirá para a formação de curadores, profissionais de serviço educativo e, de um modo mais alargado, designers, artistas e investigadores interessados na curadoria e serviço educativo associado às temáticas da BDA.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Interpretar documentos orientadores sobre a emergência da água, dos mares e oceanos, nomeadamente: o Plano Nacional da Água; o documento estratégico UN-Water 2030 e o IPCC Special Report on the Ocean and Cryosphere in a Changing Climate (SROCC).
- Contextualizar diferentes perspetivas de investigação e curadoria contemporânea explorando conhecimentos, recursos e tradição associados aos oceanos, mares e à água.
- Identificar o léxico, metodologia, abordagens e formas materiais e digitais de concretização de projetos curatoriais e de serviço educativo dentro das temáticas da UC.
- Aplicar conhecimentos no desenvolvimento, autónomo, de uma proposta de serviço educativo ou curadoria explorando as possibilidades de trabalho que a água, os mares e os oceanos oferecem. -
Infografia de Ecossistemas Azuis
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Susana Fernando, Isabel Costa (CIIMAR)Instituição
ESADInfografia e Ecossistemas Azuis é uma UC de prática laboratorial no domínio do Design que adopta a Infografia num exercício de representação de ecossistemas aquáticos, dando competências para o desenvolvimento de dispositivos gráficos de visualização de conteúdos científicos e perspectivando um contributo para matérias implicadas na conservação e regeneração dos ecossistemas.
As aulas, orientadas para a resolução de um problema despoletado por um tema actual, compreendem, além da dominante prática do Design, um seminário com um investigador da Biologia Marinha e Ambiental (CIIMAR). O processo incide na análise, na sistematização e na representação de conteúdos, em suportes físico e/ou digital, assim como na comunicação e discussão dos resultados obtidos.
A frequência desta UC requer o domínio de ferramentas Adobe (AI, INDD e PSD), possibilitando um entendimento da linguagem infográfica no contexto da comunicação da ciência e a apreensão de técnicas e ferramentas para a sua aplicação.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
– Identificar a hierarquia dos conteúdos informativos mediante o problema apresentado.
– Designar os meios e ferramentas disponíveis para uma tradução para o visual.
– Identificar soluções gráficas, dentro da gramática visual da infografia, capazes de representar um ecossistema – a estrutura, as suas partes e as relações de interdependência.
– Caracterizar o público-alvo nomeadamente no que respeita à literacia visual.
– Diferenciar o(s) suporte(s) de comunicação adequado(s) à natureza dos conteúdos científicos.
– Avaliar a eficácia de soluções gráficas comparando meios de comunicação e público.
– Avaliar abordagens que, de forma oportuna, recorrem tanto ao descritivo (dados objetivos), como ao evocativo (aproximação à temática).
– Realizar trabalho autónomo operando ao nível da pesquisa, da análise de referências e produção de material infográfico.
– Apresentar e discutir com os pares os resultados obtidos no projeto de Infografia para um Ecossistema, através de uma análise crítica e da aplicação dos conhecimentos adquiridos.Parceiros
CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental -
Mapeamento visual e literacia da água
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Luís Vieira (CIIMAR), Inês NepomucenoInstituição
ESADNa unidade curricular Mapeamento visual e Literacia da água trabalham-se diferentes temas relacionados com a água através da disciplina do Design Gráfico, sublinhando a urgência da criação artística como agente catalisador na mudança de mentalidades no contexto da problemática das alterações climáticas.
Num modelo assente na prática laboratorial, pretende-se desenvolver formas de representação gráfica que permitam por um lado criar conhecimento sobre a importância da água e dos seus percursos, e por outro lado pensar e comunicar através da prática do design, criando pontes multidisciplinares entre ciência, design, cultura, comunidade e/ou território.
Nesse sentido, a UC desenvolve-se sobre uma problemática contemporânea, com base num projeto de investigação do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), em articulação com uma investigadora ou investigador deste centro de investigação.
Partindo de um seminário, uma visita guiada e de uma série de exercícios práticos trabalham-se possibilidades de representação, interpretação e tradução gráfica de dados que possibilitam leituras e linguagens individuais sobre a temática da água, recorrendo a ferramentas, métodos e linguagens da disciplina do Design Gráfico.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- No final da UC os estudantes serão capazes de:
- Identificar projetos da área do Design Gráfico relacionados com o tema da Literacia da água
- Analisar dados provenientes do projeto de investigação do CIIMAR e a partir daí selecionar, criar categorias, tomar decisões com o objetivo de traduzir graficamente esses dados.
- Produzir material visual e representar os dados em questão, através da disciplina – fotografia, tipografia, composição, escala, cor, textura, contraste.
- Apresentar oralmente um dossier de projeto digital com a narrativa processual e uma análise crítica dos resultadosParceiros
CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental -
Ilustração Científica de Ecossistemas Oceânicos
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
José SaraivaInstituição
ESADEm Ilustração Científica de Ecossistemas Oceânicos pretende-se comunicar a ciência na sua forma visual para uma audiência com um perfil identificado. Partindo do tema da fauna marítima vão-se aplicar metodologias de trabalho sensível e profissional que permitem a realização de resultados que respondem a variadas solicitações. As ilustrações pretendem-se claras e elucidativas, representando arquétipos de elevado valor documental, para transmitirem informação científica. Assim, a representação científica e gráfica do mundo marinho irá permitir conhecer a biologia marinha e criar um projeto final visualmente estimulante que possa integrar livros, manuais, cartazes e meios digitais.
Exploraremos o potencial de ferramentas e materiais, particularmente a aguarela, a grafite em lápis e o lápis de cor e a forma como, conjugadas, potenciam as qualidades de cada técnica individual. Os estudantes aprenderão a documentar-se visualmente e cientificamente, a criar referências para que, partindo do esboço se aprofunde a representação tonal e a representação de texturas para atingir um resultado mimético e objetivo.
Curso de nível básico em que se recomenda alguma experiência o nível do desenho.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM (REA)
- Desenvolver conhecimentos, competências e capacidades de representação e comunicação iconográfica;
- Compreender o Desenho como instrumento fundamental para o conhecimento, através da capacidade de designar elementos de natureza biológica;
- Compreender a matriz geométrica das formas e dos objetos;
- Aprofundar a estruturação das formas em profundidade recorrendo às marcas gráficas, à perspetiva cónica linear e à perspetiva aérea;
- Documentar visualmente e cientificamente um elemento de biologia marinha e fluvial;
- Dominar as técnicas de grafite, aguarela, lápis de cor e tinta-da-china;
- Representar volumetricamente um elemento de biologia marinha;
- Representar as texturas de um elemento de biologia marinha;
- Representar arquétipos enquanto modelos gráficos;
- Distinguir o valor científico entre uma ilustração e uma fotografia;
- Compreender os princípios da teoria da cor;
- Distinguir entre viscosidade e transparência;
- Ser metódico e organizado na preparação de ilustrações;
- Consciencializar para a importância do trabalho autónomo como atitude indagadora, analítica, estética, plástica e crítica. -
Comunicação e Disseminação de Ciência Comunitária
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Ângela CarvalhoInstituição
ESADO Curso aborda questões técnicas, estratégicas e humanas relevantes na Comunicação e Disseminação de Ciência Comunitária voltada para a utilização eficiente e sustentável da água e do mar, envolvendo sensibilização, alfabetização e mobilização em torno do tema.
As aulas são de índole teórica-prática (on line e/ou presenciais) e Workshops que mobilizam dinâmicas inovadoras. Os conhecimentos teóricos, trabalhados em grupo, são aplicados em situações práticas relacionadas às fases de um projeto. O estudante terá, ainda, a oportunidade de contato com uma comunidade local, considerada como um laboratório vivo, que potencia a vivência dos desafios que envolvem a comunicação e a divulgação com diferentes públicos.
Os conteúdos e dinâmicas do Curso contribuirão para o desenvolvimento de competências diversas quer na área da comunicação e transmissão de conhecimento, como na de facilitador, líder e gestor de projeto.
No final da formação, à qualificação na área em que atua, serão adicionadas ao horizonte de empregabilidade do estudante outras áreas de formação no âmbito da ecologia, economia circular, design social e políticas públicas. -
Design Editorial, Sistemas de Organização Visual e Literacia da Água
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
João MartinoInstituição
ESADDesign Editorial, Sistemas de Organização Visual e Literacia da Água, é uma UC teórico-prática que visa contribuir para uma melhor compreensão da atividade do design editorial na comunicação eficaz de questões complexas relacionadas com a proteção e a gestão dos Recursos Hídricos de Águas Doce e Salgada.
Propõe-se uma formação de base em estúdio, orientada para o domínio da comunicação visual e a valorização da aprendizagem dos métodos e componentes do design editorial, incluindo tipografia aplicada, hierarquia de informação, sequência, editoração e mediação de informação.
A UC fomenta nos formandos, também, a aprendizagem e utilização de ferramentas digitais, como a manipulação de bases de dados centradas em recursos hídricos de água doce e salgada (mares e oceanos) e a sua ligação dinâmica a outros suportes gráficos, como peças fundamentais para tornar a prática do design eficaz quando confrontado com um grande volume de informação. Em simultâneo, a UC potencia nos formandos a capacidade de especular sobre diferentes perspetivas, enfrentar a complexidade e desenvolver soluções de comunicação inovadoras tendo em vista a proteção e a gestão dos Recursos Hídricos de Águas Doce e Salgada.
Através de exercícios, workshops e projetos, relacionados com a problemática da água e sustentabilidade ambiental, promove-se a gestão, organização e manipulação da informação existente, para a sua comunicação, interpretação e compreensão, explorando soluções pertinentes de materialização em suportes editoriais analógicos e/ou digitais.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Identificar conhecimentos fundamentais no âmbito do Design Editorial e da Tipografia aplicada em suportes em papel e ecrã;
- Analisar diferentes fontes de informação dirigidas à proteção e à gestão dos Recursos Hídricos de Águas e mediar a sua utilização com conhecimentos teóricos e técnicos inerentes à prática do Design Editorial, articulando saberes relacionados com a comunicação visual e utilização de códigos tipográficos;
- Executar projetos de acordo com as metodologias projetuais do Design Editorial, tendo em vista o domínio da comunicação em suporte impresso e digital;
- Compreender o discurso e coerência formal do Design Editorial Contemporâneo e aplicar estes conhecimentos na face comunicacional do projeto, com qualidade, organização e originalidade da expressão;
- Conhecer as ferramentas digitais de automatização e gestão de informação e aplicar os conhecimentos na elaboração de soluções de comunicação inovadoras e eficientes;
- Gerir o tempo, os materiais e os meios informáticos utilizados na execução das maquetas, de forma autónoma e rigorosa, visando a representação eficaz das intenções específicas do projeto desenvolvido. -
Projetos | Laboratórios de Design | Design Experimental | Workshops Temáticos
Créditos
10 ECTS / 80hNo contexto da Unidade Curricular de Projeto, Laboratórios de Design, Design Experimental e Workshops Temáticos é objetivo potenciar um ambiente que estimule um conjunto de experiências práticas de design assente nos principais valores da BDA.
É crucial salientar os desafios importantes e urgentes do ambiente, tais como, sociais, culturais, económicos e tecnológicos, entre outros, que estão atualmente relacionados com a Economia Azul, nomeadamente as relacionadas com o mar e a água, o que justifica a inclusão das principais agendas nacionais e europeias.
Com base na experimentação de técnicas de design sustentável e processos colaborativos, fomenta-se a ideação criativa e inovadora de projetos de design especulativos, a apresentar em exposição pública em contexto de enquadramento das realidades do mercado atual.
A especialização em Design Circular e Sustentável da Água apresenta-se orientada por valores sensíveis ao potencial do design e a explorar formas culturais, sociais, económicas e territoriais que moldam os ecossistemas contemporâneos. O projeto é valorizado na sua interação sinérgica com uma ecologia azul, onde os recursos hídricos, fluviais e oceânicos são imensos e urgem ser cuidados, preservados e comunicados.
A Pós-Graduação em Design de Comunicação e Literacia da Água, proporciona a consolidação de conhecimentos, métodos e ferramentas que contribuem para a literacia comunicacional da água, a visualização da informação e o potenciar das possibilidades projetuais da comunicação, capacitando o estudante a dar forma a soluções inteligentes e inclusivas de digitalização de informação e representação visual promotoras de uma cultura azul crítica e sustentada.
O estudante, para além das competências específicas adquiridas em cada módulo curricular por si escolhido, tem a possibilidade de adquirir e consolidar conhecimentos contextuais, metodológicos e projetuais, formativos para o seu desempenho profissional. Consequentemente, será integrado num contexto promotor da autonomia e colaboração, do pragmatismo e da especulação, dos conhecimentos de ferramentas técnicas e materiais bem como da exploração. Assim, criatividade e cientificidade, experimentação e consciencialização aliam-se em diálogo com o território, os seus agentes e recursos locais e valores globais que conformam emergências do mundo contemporâneo.
Candidatura - 210,00€
Matrícula - 265,00€
Inscrição - 306,00€ (6,80€ por 1 ECTS)
Seguro escolar - a definir
A Blue Design Alliance atribui Bolsas de Estudo Impulso Adulto para a PG de Design de Comunicação e Literacia da Água no valor 1.375,00€
Condições de acesso
- Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Design de Comunicação e Literacia da Água os titulares de licenciatura, mestrado, ou equivalente legal, bem como profissionais com currículos relevantes na área do Curso:
- Titulares de um Diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de Ensino Superior.
- Empresários e empreendedores. Profissionais com interesse em desenvolver competências na área do Design de Comunicação e Literacia da Água.
- Docentes: Professores do Ensino Básico e Secundário, Educadores de Infância.
- Outros candidatos formados ou especializados noutras áreas que tenham interesse na área do Design de Comunicação e Literacia da Água, em contextos formais e não formais.
Objetivos
- (Mais informação em breve)
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- (Mais informação em breve)