de 8 June até 13 July
Design de Produto – Marítimo e Fluvial
- Curso Técnico Superior Profissional
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Créditos
120 ECTS / 3000h -
Duração
2 ano(s) / 4 semestres -
Propina
3760 € anuais -
Financiamento elegível a bolsa
8875 € -
Coordenadores
Rafael Coelho -
Parceiros
CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento
Com o curso de Design de Produto – Marítimo e Fluvial vais aprender a utilizar a prototipagem e modelação 2D e 3D para o design de embarcações e equipamento urbano para as frentes de mar e rio.
- Plano de Estudos
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- 1 semestre
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Conduta Profissional e Qualidade
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
José Luís Simão1h/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Identificar e distinguir diferentes conceitos, tais como: princípios fundamentais relacionados com os direitos e deveres individuais, deontologia profissional, responsabilidade social e ecológica e ainda os princípios fundamentais da qualidade aplicados a produtos, serviços e organizações. Compreender os diferentes conceitos-chave da UC. Discutir a aplicação dos conceitos a casos específicos (incluindo as questões relacionadas com os direitos do consumidor). Compreender a aplicação de códigos deontológicos no âmbito da sua atividade profissional. Confrontar-se com conflitos deontológicos e desenvolver um raciocínio moral com nível adequado. Identificar os conceitos fundamentais da Qualidade (cumprimento da Legislação, das normas internas da organização, serviço ou produto e melhoria contínua) aplicados a situações concretas. -
Design Náutico e Frente Marítima e Fluvial - Fundamentos
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (30h presenciais + 45h trabalho autónomo)
Identificar conceitos fundamentais da Design náutico e frente marítima e fluvial. Compreender conceitos fundamentais tais como: sustentabilidade, economia circular, etc., aplicados ao Design náutico e frente marítima e fluvial. Identificar elementos de aplicação dos conceitos da Design náutico e frente marítima e fluvial. Identificar fontes de informação. Debater com os pares os temas e problemas apresentados. Incentivar a pesquisa dos temas. Observar experiências práticas de aplicação destes conceitos em contextos e experiências reais. -
Inglês Técnico
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (24h presenciais + 51h trabalho autónomo)
Memorização de um conjunto de conceitos-chave do domínio técnico do curso. Compreender os diferentes conceitos-chave e descrevê-los tanto em língua inglesa como portuguesa. Adquirir vocabulário pertinente para a sua área técnica. Compreender as estruturas frásicas em inglês. Saber ler e traduzir manuais e artigos técnicos na área do Curso. Manter um diálogo consiste em língua inglesa no domínio técnico em referência. -
Modelos e Protótipos
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Marco Gomes3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Dominar a linguagem da prototipagem aplicada ao design de produto/equipamento. Reconhecer as ferramentas de prototipagem. Caracterizar as tecnologias de fabrico de modelos e protótipos, diferenciando-os pela sua aplicação. Selecionar as ferramentas de prototipagem mais adequadas para a produção do protótipo. Realizar modelos ou protótipos com utilização das ferramentas, processos e materiais mais adequados. Avaliação do protótipo em função dos objetivos previamente definidos para o produto. -
Construções e Materiais I
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
João Cruz3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Conhecer os tipos de desenhos que servem os propósitos da construção Naval. Identificar informação de carácter construtivo. Reconhecer os processos de construção naval em madeira. Identificar os métodos de encaixe mais correntes. Estudar a estrutura de um casco de uma embarcação. Conhecer a forma mais eficaz da ligação entre o mastro e um casco. Identificar a função das velas e da sua ligação aos mastros. Estudar os processos de estanquicidade e evacuação de água de uma embarcação. Reconhecer processos para a construção de mobiliário interior de madeira. Identificar soluções para os problemas técnicos de manutenção das embarcações de madeira. Estudar os processos de construção dos cascos em fibra de
vidro. Identificar a metodologia de construção dos cascos e estruturas metálicas. Conhecer processos de soldadura das embarcações metálicas. Estudar a diversidade das questões tecnológicas com relevância na Construção Naval. Identificar o ciclo de conceção e execução inerente das diversas soluções construtivas. -
Sketching Manual e Digital
Créditos
6 ECTS / 150hDocentes
André Santos5h/semana (72h presenciais + 78h trabalho autónomo)
Os estudantes serão capazes de utilizar adequadamente os vários tipos de registos gráficos de modo a expressar graficamente ideias. Aplicar técnicas de desenho aprendidas na exploração, comunicação e apresentação de conceitos. Aplicar ferramentas e materiais essenciais na resolução de exercícios e técnicas associadas na realização e simulação de projetos de design náutico e áreas afins. Refletir com sentido crítico sobre o trabalho realizado. -
CAD I
Créditos
8 ECTS / 198hDocentes
Paulo Pereira6h/semana (94h presenciais + 104h trabalho autónomo)
Usar corretamente as ferramentas de desenho, cópia e edição de um CAD na produção de desenhos técnicos 2D. Comparar resultados, experimentando diferentes configurações de impressão, de forma a obter impressões legíveis e expressivas. Elaborar um dossier técnico impresso, incluindo vistas projetadas, perspetivas e elementos de pesquisa. Usar corretamente as ferramentas de modelação tridimensional de um CAD na criação de modelos, nomeadamente arquitetura naval e mobiliário de interiores de embarcações ou equipamentos da orla costeira ou fluvial. Usar com rigor as ferramentas de extração de informação tridimensional de um CAD. Selecionar as técnicas adequadas à modelação de um objeto desta área com posterior extração de informação dimensional e quantitativa dos modelos. Comunicar um projeto de DI, em suporte físico ou digital a informação produzida através de uma apresentação, incluindo desenhos e ilustrações técnicas, texto e imagens, em suporte digital e físico. Desenvolver competências críticas sobre as apresentações efetuadas.
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- 2 semestre
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Construção e Materiais II
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Paulo Seco3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Conhecer os tipos de desenhos usados no desenho das edificações costeiras. Identificar informação de carácter construtivo. Reconhecer os processos de construção de frente marítima em madeira. Identificar os métodos de encaixe mais correntes. Conhecer processos estruturais e construtivos de passadiços em zonas de frente marítima. Estudar a estrutura de uma habitação flutuante. Conhecer os processos de proteção e estanquicidade das habitações flutuantes. Identificar os elementos urbanos de apoio às zonas costeiras. Estudar os processos construtivos de elementos urbanos de zonas de frente marítima. Reconhecer processos para a construção de mobiliário urbano costeiro. Identificar soluções para os problemas técnicos de elementos metálicos de frente marítima. Estudar os processos de construção de elementos efémeros. Identificar a metodologia de construção das edificações de apoio a praias e zonas costeiras. Estudar a diversidade das questões tecnológicas com relevância na construção costeira. Identificar o ciclo de conceção e execução inerente das diversas soluções construtivas. -
Design de Produto e Equipamento Náutico
Créditos
8 ECTS / 200hDocentes
André Santos6h/semana (96h presenciais + 104h trabalho autónomo)
Conhecer as dinâmicas do espaço urbano de frente marítimo e fluvial, através de casos de estudo. Identificar a caracterização dos espaços de percurso e dos espaços de chegada. Identificar o sistema construtivo e estrutural à formalização e expressividade da solução proposta. Utilizar com rigor os termos do espaço público dominando o léxico específico. Estudar mapas, diagramas,"moodboards", "brainstorming" e esquemas conceptuais do espaço público, demonstrando a capacidade de relacionar e organizar referências e conceitos. Conhecer o desenho à mão livre, em forma de esboço e igualmente em rigoroso, como também o desenho digital, vectorial, bi e tridimensional para explorar o desenvolvimento de projetos. Reconhecer o papel da modelação física e também digital de modelos 3D como instrumentos de pesquisa e exploração coerentes com a escala e grau de detalhe adequados. Identificar os processos da visão criativa e imaginativa em conceitos, espaços e equipamentos para o design urbano. Utilizar o aspeto gráfico como apoio à apresentação e comunicação do projeto urbano adequado aos tempos do seu desenvolvimento e às suas escalas, como meio de criar uma imagem o mais coerente e completa possível. Estudar os elementos caracterizadores do espaço (luz, volumes, planos, texturas, cores, mobiliário), como resposta ao programa (briefing). Conhecer as normas existentes adequadas a cada projeto Apresentar os trabalhos desenvolvidos oralmente de forma clara e coerente. -
CAD II
Créditos
8 ECTS / 200hDocentes
Rafael Coelho6h/semana (96h presenciais + 104h trabalho autónomo)
Utilizar adequadamente programas de modelação para criar digitalmente objetos únicos ou para produção em série. Identificar as vantagens e limitações de cada ferramenta no contexto do desenho e modelação. Planear a construção digital orientada para o fabrico ou comunicação. Migrar os ficheiros entre as diferentes aplicações de forma a articular os processos de modelação para que funcionem em conjunto, combinando as vantagens de cada um. Realizar desenhos técnicos tendo em vista uma comunicação eficaz dos produtos/equipamentos modelados. Realizar animações explicativas do funcionamento e montagem dos produtos. Tratar os ficheiros digitais tanto para prototipagem rápida como para aplicação de materiais e criação de ambientes adequados à criação de imagens foto realistas. Editar as imagens geradas utilizando os programas de edição gráfica e de composição na criação de apresentações para ecrã e impressão. Avaliar criticamente o trabalho desenvolvido. -
Simulação Experimental e Computacional
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (24h presenciais + 51h trabalho autónomo)
Entender as características dos fluídos, assim como as limitações da Mecânica dos Fluídos Computacional relativamente à simulação numérica.
Identificar diferentes materiais e tecnologias para o fabrico de modelos para simulação computacional.
Realizar estudos computacionais de simulação de corpos flutuantes (modelo digital; criação de malha, especificações das propriedades dos fluidos; especificação das condições fronteira; simulação; análise de resultados).
Analisar a estabilidade de corpos flutuantes através da experimentação e simulação computacional.
Através da simulação, aplicar os conhecimentos na caracterização funcional e aquática de um corpo flutuante. -
Introdução à Estatística
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
José Luís Simão1h/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Compreender conceitos-chave de estatística descritiva e inferencial. Identificar variáveis qualitativas e quantitativas. Interpretar dados estatísticos através das medidas de tendência central e dispersão. Caracterizar uma população e uma amostra a partir de dados estatísticos. Diferenciar estatística descritiva e inferencial. Aplicar e analisar testes estatísticos (associação e correlações, teste de hipóteses, teste t student). Comunicar dados estatísticos. -
Cultura Naval, Marítima e Fluvial
Créditos
2 ECTS / 50h1h/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Conhecer a evolução das embarcações ao longo da história. Identificar as tipologias navais mais correntes. Reconhecer as tecnologias usadas nas tipologias navais. Identificar o desenho naval específico do ambiente marítimo e fluvial. Conhecer a influência da profundidade da água no desenho náutico. Estudar os processos e as equipas do design naval contemporâneo. Conhecer os designers navais de referência. Identificar as tendências contemporâneas do design náutico. Efetuar recolha de elementos dos temas desenvolvidos. Expor a recolha efetuada de forma clara e articulada. -
Design Náutico, Frente Marítima e Fluvial - Aprofundamento
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (30h presenciais + 45h trabalho autónomo)
Entender as características dos fluídos, assim como as limitações da Mecânica dos Fluídos Computacional relativamente à simulação numérica. Identificar diferentes materiais e tecnologias para o fabrico de modelos para simulação computacional- Realizar estudos computacionais de simulação de corpos flutuantes (modelo digital; criação de malha; especificação das propriedades dos fluidos. Especificação das condições fronteira; simulação; análise de resultados). Analisar a estabilidade de corpos flutuantes através da experimentação e simulação computacional. Através da simulação, aplicar os conhecimentos na caracterização funcional e aquática de um corpo flutuante.
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- 3 semestre
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Empreendedorismo e Inovação
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
Rui Correia1h/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Identificar os desafios e problemas como oportunidades. Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado. Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades. Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio. Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso. Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução. Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional. Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio. Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver. Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira. Elaborar um plano de negócio. -
Design Náutico, Frente Marítima e Fluvial - Aplicação
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (30h presenciais + 45h trabalho autónomo)
Identificar elementos de aplicação dos conceitos da economia azul. Identificar fontes de informação; Debater com os pares os temas e problemas apresentados. Incentivar a pesquisa dos temas. Ter experiências práticas de aplicação destes conceitos em contextos e experiências reais. -
Ambiente Náutico e Fatores Humanos
Créditos
3 ECTS / 75hDocentes
José Luís Simão2h/semana (24h presenciais + 51h trabalho autónomo)
Mais informações em breve -
Princípios de Design Náutico e Corpos Flutuantes
Créditos
6 ECTS / 150h5h/semana (72h presenciais + 78h trabalho autónomo)
Identificar as diferentes tipologias de corpos flutuantes, estruturas e equipamentos (transporte, defesa, exploração de recursos marinhos, turismo, desportos náuticos, serviços e interface mar-terra). Identificar características do ambiente marinho (oceano, propriedades da água, atmosfera, circulação oceânica e ondas dos oceanos). Estimar parâmetros de veículos marinhos (nomenclatura, coeficiente de área, centro vertical de flutuabilidade e momento de inércia do plano de água). Analisar a estabilidade de corpos flutuantes (estática). Aplicar os conhecimentos de hidrodinâmica na caracterização funcional de um corpo flutuante. Analisar a influência das dimensões e coeficientes de forma da forma do casco das embarcações relativamente ao desempenho funcional. -
Modelação e Imagem 3D Avançada
Créditos
8 ECTS / 200h6h/semana (96h presenciais + 104h trabalho autónomo)
Reconhecer os processos de modelação básica e avançada. Identificar os métodos de aplicação de iluminação a modelos tridimensionais. Estudar a recolha e produção de texturas usadas em materiais. Conhecer a forma mais adequada de aplicar materiais e texturas. Estudar a recolha e produção de texturas usadas em materiais. Reconhecer processos para a obtenção de imagens interiores e exteriores de modelos3d. Identificar soluções para os problemas técnicas da modelação de embarcações. Estudar a modelação de construções de Frente Marítima. Identificar a metodologia de produção de imagens foto realísticas a partir de modelos 3D Conhecer processos de produção de animações e simulações físicas de modelos tridimensionais. -
Design de Interiores Náuticos
Créditos
8 ECTS / 200h6h/semana (96h presenciais + 104h trabalho autónomo)
Conhecer conceitos potenciadores da solução de projeto de interior náutico, recorrendo à transversalidade disciplinar, definindo-os com clareza. Identificar referências espaciais e formais, contemporâneas e históricas, aplicando-as na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos. Reconhecer o desenho e a maqueta como instrumentos de exploração, pesquisa, comparação e seleção de soluções. Estudar os elementos caracterizadores do espaço (luz, volumes, planos, texturas, cores, mobiliário), como resposta ao programa (briefing). Conhecer as normas existentes adequadas a cada projeto. Identificar o sistema construtivo e estrutural à formalização e expressividade da solução proposta. Estudar a comunicação gráfica adequada às escalas de representação e aos tempos de desenvolvimento do projeto. Reconhecer, visual e oralmente, o projeto nos seus elementos chave, usando vocabulário estruturado pela cultura, teoria e prática do Design de Interiores Náuticos.
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- 4 semestre
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Estágio
Créditos
30 ECTS / 750hDocentes
Rafael Coelho, José SimõesAdotar comportamentos assertivos/adequados na relação com os distintos interlocutores. Agir cívica e deontologicamente nas relações sociais e profissionais a estabelecer. Agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. Aplicar métodos e técnicas de intervenção na área de design de comunicação e interfaces dos quais destacamos a interpretação de projetos, a execução de projetos analógicos e/ou digitais, processos, técnicas e acabamentos mais adequados. Aplicar o regime jurídico específico às obras digitais offline e online (ao nível da proteção de dados, ética e direitos de autor, em conformidade com as disposições legais em vigor). Colaborar e interagir com outros criativos e/ou interlocutores. Compreender as competências profissionais exigidas no contexto de trabalho em que está inserido, tendo em conta as dinâmicas especificas da empresa/ entidade acolhedora. Contribuir para a melhoria da comunicação gráfica e digital nos diversos suportes. Demonstrar capacidade de adaptação a novas tecnologias, técnicas e situações laborais. Demonstrar capacidade de autoavaliação do seu desempenho em função dos objetivos definidos e do contexto de estágio. Demonstrar capacidade de iniciativa para encontrar as soluções mais adequadas na resolução de problemas. Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa. Demonstrar capacidades cívicas e deontológicas no relacionamento laboral. Demonstrar conhecimento fundamental sobre a responsabilidade cívica e deontológica do técnico de design de interfaces e comunicação. Demonstrar criatividade e sentido estético na conceção de objetos gráficos. Demonstrar hábitos de trabalho, espírito empreendedor e responsabilidade profissional adequados ao contexto de estágio. Demonstrar rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético. Elaborar um plano individual de atividades onde constem as competências a adquirir e as atividades a realizar durante o tempo de permanência na empresa. Interagir com os outros elementos da equipa, respeitando a autonomia de cada pessoa e facilitando a interação pessoal. Pesquisar, analisar e mobilizar informação relevante para a sua atividade de estágio e respetivo relatório final. Pesquisar, analisar e mobilizar informação relevante para atividade para a sua atividade. Saber comunicar adequadamente com os diversos interlocutores.
Esta formação vai permitir-te trabalhar com equipas de design de produto e interiores, assim como com equipas de engenharia, e integrar equipas multidisciplinares nas áreas do desporto e turismo náutico. Este CTeSP inclui ainda a possibilidade de fazeres 750h de experiência prática, através de estágios profissionais.
Condições de acesso
- Teres o Ensino Secundário completo ou um curso profissional ou de aprendizagem na área equivalente (são prioritários os estudantes com formação em Artes)
- Teres uma Licenciatura e interesse em desenvolver os teus conhecimentos no Design de Produto Marítimo e Fluvial.
- Teres aprovação no concurso para maiores de 23 anos
Benefícios
- Acesso a Bolsa de Estudos BDA no valor de 8.875 € (candidatura, inscrição, matrícula, seguro escolar e propina dos dois anos letivos correspondentes à frequência do CTeSP) (12 bolsas). Adicionalmente, será oferecido um computador portátil ao estudante para que possa utilizar no âmbito do CTeSP.
- Acesso a Bolsa de Mérito ESAD/CIFAD no valor 4.438 € (50% da candidatura, inscrição, matrícula, seguro escolar e propina dos dois anos letivos correspondentes à frequência do CTeSP) (3 bolsas).
- Estágio integrado em empresa do setor com a duração de 6 meses
- Possibilidade de prosseguir estudos para a Licenciatura na ESAD
- Obtenção de competências técnicas e profissionais fundamentais para uma rápida entrada no mercado de trabalho
- Diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- Técnico capaz de aplicar princípios de projeto, desenho e prototipagem no âmbito dos produtos, sistemas e equipamentos náuticos e fluviais.