Marketing para a Economia do Mar
- Pós–Graduação
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Créditos
45 ECTS -
Duração
1 ano(s)
A Pós-Graduação em Marketing para a Economia do Mar, especialização em Design Circular e Sustentável da Água, tem como objetivo oferecer uma formação especializada na área dotando os/as formandos/as com a capacidade da tomada de decisão de marketing no âmbito das organizações e atividades que se relacionem com a Economia do Mar.
- Plano de Estudos
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- Unidades Curriculares
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Design Thinking, Criatividade e Inovação
Créditos
5 ECTS / 40hDocentes
Katja Tschimmel, Joana Alves dos SantosInstituição
ESADO termo Design Thinking (DT) ganhou popularidade na sociedade e nas organizações, contribuindo para a consciencialização de que muitos profissionais podem beneficiar com a forma de pensar e trabalhar dos designers.
O DT é hoje um dos principais tópicos na Gestão, na Inovação, na Engenharia e na Educação. Para uma maior compreensão do método e para incentivar a sua aplicação no universo organizacional, nesta UC serão explorados os conceitos e princípios fundamentais, os processos, as técnicas e ferramentas. Será ainda trabalhado o mindset que caracteriza o DT.
Pretende-se, assim, que a UC de Design Thinking possa contribuir para o desenvolvimento das competências específicas deste método, e cooperar para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo ou intra-empreendedorismo direcionados para a solução de problemas, ou exploração de oportunidades, relacionadas com as temáticas específicas das Pós-Graduações na área de especialização em Design Circular e Sustentável da Água. -
Empreendedorismo e inovação no contexto da circularidade e sustentabilidade da economia azul
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Álvaro Miguel CairrãoInstituição
IPVCDe índole totalmente teórico-prática, esta UC apresenta conceitos da área específica do empreendedorismo e inovação no contexto da economia azul. Nesse sentido, pretende-se que se identifique e reconheça a importância dos conceitos de circularidade e sustentabilidade na estratégia empresarial orientada para a economia azul.
Através da utilização de métodos afirmativos (expositivos e demonstrativos), ativos e interrogativos, pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos teóricos relacionados com o empreendedorismo e inovação no contexto da circularidade e sustentabilidade da economia azul e tenham a capacidade e habilidade de os aplicar de forma adequada na prática nas áreas de negócio ligadas ao mar.
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Os formandos devem ser capaz de:
- Sintetizar os conceitos essenciais do empreendedorismo;
- Identificar os diferentes tipos de inovação;
- Relacionar os conceitos de sustentabilidade e circularidade;
- Reconhecer a economia a importância da economia azul no contexto nacional;
- Inferir sobre os diferentes estudos de caso. -
Estratégias e competitividade na economia do mar
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Álvaro Miguel CairrãoInstituição
IPVCDe índole totalmente teórico-prática, esta UC apresenta conceitos da área específica da estratégia e competitividade aplicada à economia do mar. Nesse sentido, pretende que se identifique e reconheça a importância do planeamento, análise, seleção e implementação das
estratégias orientadas para a competitividade na economia do mar. Através da utilização de métodos afirmativos (expositivos e demonstrativos), ativos e interrogativos, pretende-se que os formandos fiquem dotados de conhecimentos teóricos relacionados com a estratégia e a economia do mar e tenham a capacidade e habilidade de definir e aplicar esses conhecimentos de forma adequada na prática, no que se relaciona com a economia do mar.
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Os formandos devem ser capaz de:
- Sintetizar os conceitos essenciais do planeamento estratégico;
- Diferenciar os diferentes tipos de ferramentas de análise estratégica;
- Executar a seleção da estratégia mais adequada aplicada à economia do mar;
- Definir a melhor forma de implementar e controlar a estratégia mais adequada aplicada à economia do mar;
- Inferir sobre os diferentes estudos de caso. -
Marketing digital na economia do mar
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Álvaro Miguel CairrãoInstituição
IPVCDe índole totalmente teórico-prática, esta ACD apresenta conceitos da área específica do marketing digital. Nesse sentido, pretende que se identifique e reconheça a importância da função do marketing digital na estratégia empresarial orientada para a economia do mar.
Através da utilização de métodos afirmativos (expositivos e demonstrativos), ativos e interrogativos, pretende-se que os alunos fiquem dotados de conhecimentos teórico-práticos relacionados com o marketing digital e a economia do mar e tenham a capacidade e habilidade de os aplicar em todas as áreas de negócio que se relacionem com o mar.
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Sintetizar os conceitos essenciais do marketing digital;
- Identificar os diferentes tipos de modelos de negócio electrónico;
- Definir os diferentes tipos de comportamento do consumidor on-line;
- Diferenciar as diferentes estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação na Internet;
- Reconhecer as diferentes estratégias de marketing relacionamento nos social media;
- Diferenciar as diferentes formas de social commerce;
- Identificar as diferentes métricas utilizadas no marketing digital;
- Projetar estratégias de marketing digital aplicada à economia do mar. -
Princípios de marketing estratégico e economia do mar
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Álvaro Miguel CairrãoInstituição
IPVCDe índole totalmente teórico-prática, esta ACD apresenta conceitos da área específica do marketing. Nesse sentido, pretende que se identifique e reconheça a importância da função do marketing numa estratégia empresarial orientada para a economia do mar.
O marketing, enquanto fator determinante na competitividade das empresas, necessita da vertente estratégica, nomeadamente tendo em conta objetivos a médio e longo prazo, sendo por isso necessário um processo de análise, desenvolvimento e implementação de ações procurando satisfazer o mercado.
Através da utilização de métodos afirmativos (expositivos e demonstrativos), ativos e interrogativos, pretende-se que os alunos fiquem dotados de conhecimentos teóricos relacionados com o marketing e a economia do mar e tenham a capacidade e habilidade de os aplicar de forma adequada na prática em áreas tão distintas como a pesca e aquacultura, transportes marítimos (portos e logística), construção e manutenção naval, energias renováveis, exploração de salinas, e, turismo e lazer ligados ao mar.
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Sintetizar os conceitos essenciais do marketing;
- Identificar os diferentes tipos de comportamento do consumidor;
- Diferenciar os conceitos de segmentação e posicionamento;
- Reconhecer a economia do mar no contexto nacional;
- Classificar e interpretar as diferentes atividades económicas ligadas direta ou indiretamente com o mar;
- Definir e criar estratégias de marketing relacionadas com a economia do mar. -
Tratamento e reutilização de águas residuais
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Ana Isabel Ferraz, Maria Cristina CalheirosInstituição
IPVCA unidade curricular insere-se na área de educação e formação (CNAEF) 851 – Tecnologia de proteção do ambiente. Terá índole predominantemente TP (36 h), PL (8 h) e O (4 h para a realização de 2 visitas de estudo), incidindo sobre o princípio de operação e o dimensionamento de tecnologias para o tratamento de águas residuais (AR).
Recorrendo a MEA centradas no estudante, suportadas em casos práticos e reforçando a criatividade e espírito crítico dos formandos, serão desenvolvidas competências para a conceção de soluções de tratamento AR que promovam sua reutilização no alinhamento com o Quadro de Referência Estratégico e legal aplicável, contribuindo para a efetiva circularidade no ciclo da água.
As competências adquiridas capacitam os formandos para integrar equipas responsáveis pela gestão ambiental de organizações, participar e gerir projetos na área do tratamento e reutilização de águas residuais tratadas com vista à melhoria de ecoeficiência, economia circular e sustentabilidade das organizações/territórios.
A Unidade Curricular tem por objetivo promover a formação científica e tecnológica aplicada a processos de tratamento de águas residuais com vista à sua reutilização, capacitando os formandos para intervir na conceção e gestão de soluções que promovam a circularidade no ciclo da água.
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Conhecer os parâmetros de caraterização de águas residuais;
- Identificar, de acordo com a legislação aplicável, a qualidade da água residual tratada para reutilização (ApR) em função do uso final;
- Conhecer os principais tratamentos físicos, químicos e biológicos de águas residuais quanto ao
princípio, operação e dimensionamento;
- Conceber e dimensionar sistemas de tratamento de águas residuais para reutilização, na sua relação com critérios e requisitos operacionais, ambientais e económicos;
- Trabalhar em equipa, resolução de problemas e capacidade de integração de conhecimentos, refletir criticamente, investigar e comunicar. -
Métodos de Investigação, Planeamento e Análise de Dados
Instituição
EHB.IPB(Mais informação em breve) -
Projetos | Laboratórios de Design | Design Experimental | Workshops Temáticos
Créditos
10 ECTS / 80hNo contexto da Unidade Curricular de Projeto, Laboratórios de Design, Design Experimental e Workshops Temáticos é objetivo potenciar um ambiente que estimule um conjunto de experiências práticas de design assente nos principais valores da BDA.
É crucial salientar os desafios importantes e urgentes do ambiente, tais como, sociais, culturais, económicos e tecnológicos, entre outros, que estão atualmente relacionados com a Economia Azul, nomeadamente as relacionadas com o mar e a água, o que justifica a inclusão das principais agendas nacionais e europeias.
Com base na experimentação de técnicas de design sustentável e processos colaborativos, fomenta-se a ideação criativa e inovadora de projetos de design especulativos, a apresentar em exposição pública em contexto de enquadramento das realidades do mercado atual.
A Pós-Graduação em Marketing para a Economia do Mar, especialização em Design Circular e Sustentável da Água, tem como objetivo oferecer uma formação especializada na área dotando os/as formandos/as com a capacidade da tomada de decisão de marketing no âmbito das organizações e atividades que se relacionem com a Economia do Mar.
O curso destina-se a marketeers e decisores de organizações que operem em setores de atividade que, de alguma forma, se relacionem com a Economia do Mar; a agentes económicos que atuam ou têm interesse em vir a atuar nas diferentes áreas da Economia do Mar; a estudantes que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre o Marketing para a Economia do Mar. Espera-se, assim que, quem frequente esta Pós-Graduação possa ser capaz de satisfazer de forma esclarecida as necessidades, desafios e oportunidades empresariais relacionadas com a Economia do Mar
Condições de acesso
- Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Marketing para a Economia do Mar os titulares de licenciatura, mestrado, ou equivalente legal, bem como profissionais com currículos relevantes na área do Curso.
- Titulares de um Diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de Ensino Superior.
- Empresários e empreendedores. Profissionais com interesse em desenvolver competências na área do Marketing para a Economia do Mar.
- Docentes: Professores do Ensino Básico e Secundário, Educadores de Infância.
- Outros candidatos formados ou especializados noutras áreas que tenham interesse na área do marketing, em contextos formais e não formais.
Objetivos
- A Pós-Graduação visa dotar a/o formanda/o de competências relativas à tomada de decisões, desenvolvimento profissional, proatividade, espírito crítico, criatividade, inovação e atitude empreendedora. A interdisciplinaridade permite aplicar as competências teóricas e práticas adquiridas. As parcerias com os stakeholders, sustentam as atividades regulares, e os domínios e capacidades a desenvolver, respondendo a questões críticas emergentes na organização desta Pós-Graduação.
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- (Mais informação em breve)