até 31 August
Inovação Alimentar
- Pós–Graduação
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Créditos
45 ECTS -
Duração
1 ano(s) -
Propina
4.335 € anuais -
Financiamento elegível a bolsa
2.966 €
A Pós-Graduação em Inovação Alimentar, especialização em Design Circular e Sustentável da Água, é lecionada na UCP-ESB. As unidades curriculares são complementadas com visitas a empresas, organizações, centros de investigação e laboratórios que estimulam a tua aprendizagem num contexto prático e profissional.
- Plano de Estudos
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- Unidades Curriculares
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Design Thinking, Criatividade e Inovação
Créditos
5 ECTS / 40hDocentes
Katja Tschimmel, Joana Alves dos SantosInstituição
ESADO termo Design Thinking (DT) ganhou popularidade na sociedade e nas organizações, contribuindo para a consciencialização de que muitos profissionais podem beneficiar com a forma de pensar e trabalhar dos designers.
O DT é hoje um dos principais tópicos na Gestão, na Inovação, na Engenharia e na Educação. Para uma maior compreensão do método e para incentivar a sua aplicação no universo organizacional, nesta UC serão explorados os conceitos e princípios fundamentais, os processos, as técnicas e ferramentas. Será ainda trabalhado o mindset que caracteriza o DT.
Pretende-se, assim, que a UC de Design Thinking possa contribuir para o desenvolvimento das competências específicas deste método, e cooperar para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo ou intra-empreendedorismo direcionados para a solução de problemas, ou exploração de oportunidades, relacionadas com as temáticas específicas das Pós-Graduações na área de especialização em Design Circular e Sustentável da Água. -
Marketing
Créditos
4 ECTS / 32hDocentes
Paulo RamosInstituição
ESB.UCPPretende-se que, com a compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais da gestão de Marketing, se entenda a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso das inovações na área alimentar.
- Conceito e Processo de Marketing
- Segmentação e Posicionamento
- Planeamento estratégico
- Gestão do Produto e Marcas
- Desenvolvimento e gestão de novos produtos e Inovações
- Estudos de Mercado (A. Qualitativos)
- Estudos de Mercado (A. Quantitativo) -
Gestão da Segurança Alimentar
Créditos
3 ECTS / 20hDocentes
Raquel MoreiraInstituição
ESB.UCP(Mais informação em breve) -
Gestão do Ambiente
Créditos
1 ECTS / 12hDocentes
Sandra MouraInstituição
ESB.UCP- Economia vs Ambiente
- Competitividade vs Sustentabilidade
- Estudo de casos
- Auditorias Ambientais
- Análise do Ciclo de Vida/Eco-design -
Design de Embalagem Alimentar (ESAD)
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Margarida AzevedoInstituição
ESADA UC centra-se no estudo da embalagem enquanto interface estrutural, tecnológico e comunicativo que permite acondicionar e identificar os produtos alimentares na fileira da economia azul. Nesta UC o estudante adquire competências de concepção, desenho e caracterização gráfica de embalagens, rótulos e etiquetas que valorizem os produtos e as marcas, que garantem a sua plena integração em contextos de trabalho empresariais ou institucionais no âmbito do packaging design.
Estudam-se as funções de desempenho das embalagens e a comunicação gráfica dos produtos. Analisam-se as aptidões funcionais de manipulação e preensão, bem como os sistemas de abertura e fecho de embalagens. Aborda-se a sustentabilidade ambiental e a circularidade azul na produção de embalagens com materiais renováveis, recicláveis e com baixas emissões de carbono respondendo à crescente procura de produtos éticos, ecológicos e orgânicos. Estudam-se as normas de logística e distribuição e aplica-se a legislação vigente.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Relacionar numa perspetiva histórica, social e tecnológica a embalagem e os produtos;
- Analisar as questões ambientais do design de embalagem relacionadas com o ecodesign e a sustentabilidade;
- Identificar conteúdos teóricos e visuais, para integrar no desenvolvimento de embalagens;
- Refletir criticamente sobre as questões ambientais relacionadas com o ecodesign e a sustentabilidade e integrá-las no desenvolvimento de novas embalagens;
- Utilizar adequadamente os programas informáticos específicos relacionados com o desenho de embalagens;
- Desenhar embalagens que combinem criatividade e inovação para acondicionar e valorizar os produtos nelas contidos;
- Aplicar os princípios de design na conceção e caracterização gráfica de embalagens, etiquetas e rótulos adequando-os às funções de desempenho;
- Realizar pesquisa que fundamentam a resolução de problemas;
- Elaborar apresentações orais e textuais. -
Fotografia Criativa aplicada à Produção Alimentar (ESAD)
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Luís EspinheiraInstituição
ESADA Fotografia Criativa Aplicada à Produção Alimentar é de índole teórico-prática com uma forte componente laboratorial. Ancorada no contexto visual contemporâneo e na cultura digital, a UC propõe trabalhar na prática para aquisição de ferramentas técnicas, estéticas, para compreender e criar imagens. A fotografia e a produção, com incidência no styling de mesa em contexto alimentar, são os objetos e práticas de estudo. Aos estudantes no processo criativo, são facilitadas condições para aquisição de competências na compreensão e modelação da luz natural, na pós-produção, composição e nos mecanismos de produção. As metodologias de ensino aprendizagem utilizadas distribuem-se por aulas expositivas, práticas laboratoriais, e acompanhamento tutorial. No fim do ciclo as competências desenvolvidas servem as áreas profissionais da fotografia, da produção e do styling de mesa, com aplicação nas atividades de blogger, influencer digitais, assistentes de fotografia, fotógrafos e produtores/stylist de mesa. -
Extração de ficocolóides de macroalgas (IPVC)
Créditos
6 ECTS / 49hDocentes
Manuela Vaz VelhoInstituição
IPVCAs macroalgas têm sido amplamente utilizadas como fonte de compostos essenciais dos quais se destacam os ficocolóides- alginatos, carraginatos e agar-agar.
Além da sua importância enquanto fibras dietéticas, estes polissacarídeos extraídos das macroalgas marinhas castanhas (Faeofícias) e vermelhas (Rodofícias) são sobretudo usados na indústria alimentar e farmacêutica devido às suas propriedades gelificantes.
Assim, pretende-se com este módulo de formação, de índole eminentemente laboratorial, utilizando o método ativo de ensino/aprendizagem, dotar os estudantes com competências para
saber explorar as potencialidades das macroalgas enquanto fonte de ficolóides, utilizando métodos de extração apropriados determinando a qualidade dos géis obtidos. Não havendo um CNAEF específico pode-se considerar esta área de formação dentro dos CNAEF 421- Biologia e Bioquímica, 442- Química e 524- Tecnologia dos Processos Químicos
As competências adquiridas permitirão ao estudante trabalhar no desenvolvimento e aplicação de ficolóides, isto é, em empresas dedicadas à produção de ingredientes para a indústria alimentar, farmacêutica e cosmética.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
1. Conhecer as potencialidades das macroalgas enquanto fonte de compostos com interesse para a indústria alimentar e farmacêutica
2. Conhecer e saber utilizar métodos de extração de ficolóides com propriedades gelificantes
3. Determinar as propriedades dos diferentes géis obtidos -
Projetos | Laboratórios de Design | Design Experimental | Workshops Temáticos
Créditos
10 ECTS / 80hNo contexto da Unidade Curricular de Projeto, Laboratórios de Design, Design Experimental e Workshops Temáticos é objetivo potenciar um ambiente que estimule um conjunto de experiências práticas de design assente nos principais valores da BDA.
É crucial salientar os desafios importantes e urgentes do ambiente, tais como, sociais, culturais, económicos e tecnológicos, entre outros, que estão atualmente relacionados com a Economia Azul, nomeadamente as relacionadas com o mar e a água, o que justifica a inclusão das principais agendas nacionais e europeias.
Com base na experimentação de técnicas de design sustentável e processos colaborativos, fomenta-se a ideação criativa e inovadora de projetos de design especulativos, a apresentar em exposição pública em contexto de enquadramento das realidades do mercado atual. -
Estudos do Consumidor
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Paulo Ramos, Maria João MonteiroInstituição
ESB.UCPApresentar conceitos básicos da teoria do comportamento do consumidor, bem como a sua aplicação no delineamento de estratégias de marketing (segmentação, targeting e posicionamento) e do marketing mix (produto, comunicação, distribuição e preço) das empresas. Assim, o módulo foca principalmente:
- Os processos de decisão do consumidor alimentar e os fatores que os influenciam;
- Os processos de aceitação e adoção de novos produtos alimentares pelo consumidor, e as suas implicações para as estratégias de inovação das empresas;
- A conceção e implementação de planos integrados de comunicação para bens de consumo;
- Metodologias inovadoras para o estudo dos processos de decisão do consumidor alimentar. -
Análise Sensorial
Créditos
2 ECTS / 20hDocentes
Maria João MonteiroInstituição
ESB.UCPAbordar os conceitos e metodologias da análise sensorial e sua aplicação direta na avaliação de novas formulações de produtos já existentes ou no desenvolvimento e validação de novos produtos.
- Introdução à avaliação sensorial
- Fatores que afetam a perceção sensorial
- Questões práticas da organização e condução dos ensaios sensoriais
- Metodologias e testes sensoriais
- Aplicação da análise sensorial ao desenvolvimento e validação de novas formulações e novos produtos – casos práticos -
Inteligência emocional
Créditos
1 ECTS / 12hDocentes
Susana CabralInstituição
ESB.UCPDesenvolver as competências de Inteligência Emocional bem como gerir e utilizar as suas emoções de forma eficaz. Desenvolver o auto-conhecimento.
Desenvolver estratégias profissionais eficazes utilizando a Inteligência Emocional aplicada aos domínios da liderança, trabalho em equipa, resolução de problemas e gestão de conflitos.
As múltiplas inteligências e a multipolaridade cerebral
A inteligência emocional no trabalho de equipa
Gerir as emoções duma forma eficaz -
Gestão Estratégica da Inovação
Créditos
1 ECTS / 12hDocentes
Jorge OliveiraInstituição
ESB.UCPConhecer os princípios e metodologias preconizados para a inovação e sua gestão, as diversas práticas e experiências no sector alimentar, as principais barreiras e causas de insucesso.
- Inovação nas empresas agroalimentares modernas - que tipo de inovação?
- Desenvolvimento estruturado de novos produtos: O método Stage-Gate e adaptações
- Gestão de carteiras de projectos
- Organizações em aprendizagem: a importância das métricas da actividadede inovação.
- Técnicas de pensamento criativo
- CIência cognitiva aplicada ao pensamento criativo e à inovação.
- Engenharia de projecto de produtos
- Ciência cognitiva e a dimensão emocional. Métodos quantitativos directos: análise conjunta e engenharia kansei. -
Gestão de Projetos
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Eduardo Luís CardosoInstituição
ESB.UCPConhecer os fundamentos da gestão de projectos. Adquirir conhecimentos e capacidades na utilização de metodologias, instrumentos ferramentas de concepção, planeamento e gestão de projectos.
- Desenvolver capacidades de elaboração de planos de projectos em várias áreas de inovação.
- Adquirir conhecimentos e capacidades na área da gestão de equipas de projecto.
- Conceitos fundamentais em Gestão de Projetos
- Funções da Gestão de Projeto
- Alinhamento do Projeto com o Negócio
- Planeamento de Projetos: aplicação de referências do mercado do financiamento a projetos de inovação
- Gestão de Equipas de Projecto: criação, motivação e liderança
- Ferramentas de Gestão de Projecto -
Nutrição, Ciclo de Vida e Saúde
Créditos
3 ECTS / 20hDocentes
Ana Sofia PimentaInstituição
ESB.UCPAspetos nutricionais da relação entre dieta e saúde
Influência da dieta alimentar em doenças como cancro, doença cardiovascular, desordens metabólicas e obesidade, osteoporose antioxidantes e mecanismos de proteção oxidativa, toxicologia dietética etc.
Desenvolvimento/Melhoramento de Alimentos como resposta a estes desafios Nutricionais Específicos
Conceitos de Epidemiologia
Conceitos de Bioética -
Ciência e Tecnologia Alimentar
Créditos
5 ECTS / 32hDocentes
Conceição HoggInstituição
ESB.UCP- Disciplina: Tecnologias de Transformação
- Desenvolvimentos nas tecnologias de transformação estabelecidas
- Novas tecnologias de processamento e transformação
- Disciplina: Tecnologias de Embalagem
- Novas tecnologias de processamento/embalagem e sua aplicação no sector agro-alimentar
- Disciplina: Tecnologias de Informação
- Novas tecnologias de informação- Importância nas empresas do futuro -
Recursos Aquáticos e Mercado
Créditos
4 ECTS / 32hDocentes
Ana GomesInstituição
ESB.UCP- Papel biológico, requisitos nutricionais, interação com outros nutrientes, níveis máximos de segurança, efeitos secundários em grupos de risco e vetores alimentares de ingredientes funcionais/compostos bioativos de origem aquática (ómega-3, polissacarídeos, polifenóis etc.)
- Valorização de co-produtos de origem aquática
- Conceção, formulação e caracterização de novos produtos
No âmbito da especialização em Design Circular e Sustentável da Água, a UCP-ESB é responsável pelo ramo Inovação Alimentar, aplicada à área dos Recursos Marinhos e Fluviais com base na experiência específica da Faculdade e do seu Centro de Investigação (CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina) e em clara articulação com a proposta de intervenção da BDA orientada para a valorização dos domínios de aplicação à Água e ao Mar, e de desenvolvimento da Economia Azul.
A correlação bem estabelecida entre alimento e saúde, concertada com um profundo conhecimento da qualidade e segurança alimentar, constitui uma oportunidade única de inovação e diferenciação para a indústria alimentar permitindo o desenvolvimento de novos ingredientes, alimentos nutricionalmente mais equilibrados e sustentáveis, embalagens com novas funcionalidades e muitas outras soluções que tenham a saúde o bem-estar e a sustentabilidade como eixos comuns.
Com um programa devidamente adaptado às novas exigências do mercado, a Pós-Graduação em Inovação Alimentar prossegue a oferta de uma formação sólida e integrada em áreas estratégicas como marketing, comportamento do consumidor, inteligência emocional, desenvolvimento de novos produtos, ingredientes emergentes, nutrição, gestão da inovação agroalimentar, logística da cadeia alimentar e sustentabilidade, com o objetivo maior de continuar a preparar profissionais para desenvolver atividades nos mais diversos mercados nacionais e internacionais de indústria, consultoria, investigação entre outros.
Propinas, Taxas e Emolumentos 2022/2023
Valor de Propina + Inscrições + Matricula = 4.335 euro
Financiamento elegível a Bolsa de Estudo e Mérito (No caso de Bolsas no âmbito do PRR estão previstas até 10 Bolsas no valor de até 2.966 euro)
Condições de acesso
- Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Inovação Alimentar os titulares de licenciatura, mestrado, ou equivalente legal, bem como profissionais com currículos relevantes na área do Curso:
- Titulares de um Diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de Ensino Superior.
- Empresários e empreendedores. Profissionais com interesse em desenvolver competências na área da Inovação Alimentar.
- Docentes: Professores do Ensino Básico e Secundário, Educadores de Infância.
- Outros candidatos formados ou especializados noutras áreas que tenham interesse na área da Inovação Alimentar, em contextos formais e não formais.
Objetivos
- (Mais informação em breve)
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- (Mais informação em breve)